Ramalho Ortigão
Ramalho Ortigão (1836-1915) foi um escritor e jornalista português, dedicado à prosa panfletária, dirigiu a primeira publicação do gênero em Portugal: As Farpas.
Mensagens
5
Curtidas
16.733
Compartilhamentos
18.501
Autor - Ramalho Ortigão
O homem sem educação, por mais alto que o coloquem, fica sempre um subalterno.
Autor - Ramalho Ortigão
Inocência, na acepção em que tomamos a palavra, quer dizer ignorância do que é impuro. Quem cora ao ouvir uma imprudência, claro é que distingue, e quem distingue duas coisas conhece-as ambas.
Autor - Ramalho Ortigão
As literaturas são os registos condensados do pensamento público. Os grandes livros não se produzem senão quando as grandes ideias agitam o mundo, quando os povos praticam os grandes feitos, quando os poetas recebem da sociedade as grandes comoções.
Autor - Ramalho Ortigão
O "tête-à-tête" da verdadeira amizade só existe entre um homem e uma mulher. A mulher é o amigo natural do homem. Dois homens raramente se estimam verdadeiramente.
Autor - Ramalho Ortigão
Ninguém é grande nem pequeno neste mundo pela vida que leva, pomposa ou obscura. A categoria em que temos de classificar a importância dos homens deduz-se do valor dos actos que eles praticam, das ideias que difundem e dos sentimentos que comunicam aos seus semelhantes.